Por que investir em um sistema para loja de material de construção?

Um sistema para loja de material de construção pode proporcionar diversos benefícios para a gestão do negócio, desde a organização do estoque até o controle das contas e das folhas de pagamento dos funcionários.

Esse sistema guarda informações detalhadas sobre uma série de aspectos de uma empresa e pode ser acessado pelos funcionários e gestores para aumentar a produtividade do time, a satisfação dos clientes e impulsionar o crescimento do negócio.

Neste artigo, reunimos alguns desafios enfrentados durante a gestão de loja de material de construção e apresentamos mais vantagens da utilização de um sistema. Continue a leitura  e saiba mais!

4 desafios na gestão de uma loja de material de construção

Existem diversos desafios que podem ser encontrados na gestão, a boa notícia é que a maioria deles pode ser resolvido com um bom sistema para loja de material de construção.

A seguir, reunimos os maiores desafios encontrados nesse setor e a forma mais eficaz que o software de gestão pode trabalhar para ajudar uma loja de material de construção. Confira!

1. Controle de estoque

O controle de estoque é uma razão suficiente para a implementação do sistema para loja de material de construção, afinal, preservar as mercadorias e os produtos em quantidade necessária, permitindo que a demanda seja devidamente atendida, é um trabalho que mobiliza muita energia e mão de obra.

A realidade de uma loja com diversos produtos pode acarretar sobrecarga aos funcionários, e é nesse sentido que é essencial a busca por ferramentas que possam auxiliar no trabalho.

Os softwares disponíveis para auxiliar na manutenção e na gestão de uma loja de material de construção cuidam para que os produtos sejam repostos em tempo hábil, além de ajudar a escolher as melhores datas para promoções e queimas de estoque, por exemplo.

O programa também previne o desencontro de informações e põe as necessidades da loja de uma forma clara e precisa.

2. Planejamento e previsibilidade

O bom funcionamento de uma loja, assim como seu sucesso, depende do planejamento financeiro. Lojas de material para construção costumam vender produtos mais caros e que não contam com uma margem de lucro muito grande. Sendo assim, a organização das finanças, a análise de preços e os momentos de reajuste são apenas alguns dos pontos que precisam ser considerados.

O controle financeiro, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil e é comum se perder em meio a documentos e informações desencontradas. 

O sistema para loja de material de construção é uma ferramenta capaz de organizar grandes quantidades de informação sem que nenhuma dessas partes se perca.

3. Gestão tributária

Um ponto que pode trazer preocupação por sua complexidade é o sistema de tributos governamentais. Mensalmente, é necessário realizar cálculos e diagnósticos que possam demonstrar os tributos devidos aos cofres públicos, e essa não é uma tarefa fácil.

O sistema para loja de material de construção é criado para auxiliar também nessa gestão. Por ser um programa com informações e demandas precisas, o controle tributário pode ser feito da maneira mais rápida e fácil, sem que se percam informações ou tempo.

Administração de contas diversas

Outro ponto essencial que o software cobre é um dos maiores desafios de um negócio: lidar com as contas a pagar e a receber

É muito comum que, devido à grande quantidade de dados e informações, algumas contas ou processos importantes sejam deixados de lado ou esquecidos, porém, com o software de gestão, esses problemas deixam de existir.

Contas a receber podem causar uma série de desvantagens e prejuízos para uma loja de material de construção, assim como contas que deveriam ser pagas e não o são podem minar facilmente a confiança de terceiros na empresa, portanto manter as contas em dia deve ser uma prioridade sempre.

Como um sistema para loja de material de construção pode ajudar na gestão?

Saber que existe um sistema que desempenhe funções administrativas e burocráticas ao mesmo tempo é a realização de todo gestor. Por isso, trouxemos algumas das tarefas que o programa pode ajudar a desempenhar. Confira!

Controle do negócio

A ideia é inserir todos os dados do negócio no sistema, deixando-o mais completo possível e com informações que possam ser facilmente acessadas pelos funcionários. Assim, a maior parte da burocracia se acaba, uma vez que todas as informações necessárias estão a um clique de distância.

Agilidade

A agilidade no desempenho das tarefas, assim como ao buscar informações importantes, ajuda a prevenir uma série de momentos ociosos. Não é necessário que mais de um funcionário se envolva em um mesmo processo, afinal, o sistema contém as informações.

Otimização das tarefas

A eficácia e a ausência de burocracia fazem com que as tarefas sejam concluídas rapidamente e permite que outras sejam realizadas. Com esse ganho de tempo, os funcionários podem cuidar de outras demandas e aumentar o lucro da empresa, focando seu interesse em outros fatores essenciais ao bom andamento do negócio.

Acompanhamento das vendas

Esse aspecto do processo é particularmente importante, porque é aqui que o relacionamento entre o cliente e a marca se desenvolve e se estreita.

É fundamental que as vendas sejam acompanhadas e que exista uma fidelização do cliente para que ele volte. Um trabalho bem desempenhado e a qualidade do atendimento são essenciais nessa etapa.

Software Trido: controle e previsibilidade na gestão da sua loja de material de construção

O controle e a previsibilidade são duas palavras que exemplificam uma boa gestão de negócio, afinal, surpresas e instabilidade podem gerar uma série de problemas que acabam acarretando perda de dinheiro.

Com o software Trido, a sua empresa pode manter um banco de dados confiável e modificar os padrões de produtividade, aumentando-os de forma rápida e eficiente.

A plataforma ainda realiza a conversão de unidades na compra e na venda, dá a possibilidade de criação de kits para venda e possui um recurso para controle de entrega e validação dos itens de saída.

O sistema também auxilia a etapa de entrega, estabelecendo a ordem em que os pedidos serão entregues por meio de uma integração ao Google Maps, possibilitando a otimização do trajeto e garantindo mais eficiência. 

Além de todas as vantagens e os benefícios demonstrados acima, o software Trido apresenta as seguintes funcionalidades:

  • módulo de cotação e compra;
  • emissão de NFC-e off-line;
  • integração com loja virtual;
  • integração com Mercado Livre;
  • venda por aplicativo de celular.

Faça o teste gratuito do software Trido

Para que você possa verificar em primeira mão a eficiência do programa, a Trido oferece o software para loja de material de construção grátis por 30 dias, sem fidelidade e sem taxa de cancelamento.

Durante esse período, você poderá verificar como o sistema opera em sua loja e como ele funciona na prática.

Para conseguir os seus 30 dias gratuitos, é muito fácil. Preencha o formulário e entre em contato conosco. Não perca mais tempo e profissionalize a gestão do seu negócio! 

Gostou de saber um pouco mais sobre nosso sistema para loja de material de construção? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Compartilhe o artigo


Assine nossa newsletter


Assine e receba conteúdos exclusivos via e-mail!

Assine nossos materiais


Clique abaixo e tenha acesso a todos os materiais produzidos pelo Grupo Trido!

Visite outras categorias


Veja também


Confira nossas publicações mais recentes no Blog!